Uma forte chuva atingiu Salvador e cidades do interior da Bahia, na noite desta sexta-feira (26/1), causando transtornos com alagamentos, falta de energia e árvores caídas, de acordo com algumas ocorrências registradas.
Alguns municípios informaram que mais de 600 pessoas ficaram desalojadas. Nenhum órgão registrou feridos ou desaparecidos.
A chuva é proveniente da atuação na atmosfera da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada a um sistema de baixa pressão (cavado), ao longo da costa do Nordeste.
As previsões para este sábado (27/1) é de céu nublado com chuvas fracas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Ruas alagados na noite de sexta-feira (26/1):
Veja também:
Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) aponta que os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 12 horas (atualizados às 8h) foram nos seguintes bairros:
- Calçada (92,4 mm)
- Santa Luzia (93 mm)
- Campinas de Brotas (91,8 mm)
- Brotas (89,6 mm)
- Centro (88,9 mm)
A Cemadec estima que, a partir de domingo (28/1), a atuação de uma massa de ar quente e seca reduza a nebulosidade e, consequentemente, a ocorrência de chuvas na capital baiana.
*com informações BNews