Na noite de sexta (22/12), um clarão no céu chamou atenção de moradores de diversas cidades da Bahia e foi gravado em vídeo por moradores assustados. Veja abaixo:
O fenômeno foi visto em cidades como Salvador, Capão, Serrinha, Feira de Santana, Juazeiro, Canarana, Lençóis e Mucugê. Além dos municípios baianos, o avistamento também chamou atenção de moradores de várias cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe.
Leia mais:
Fenômeno El Niño aumentará as temperaturas de 2024, diz cientista meteorológico
VÍDEO: Luzes misteriosas no céu intrigam moradores do Tarumã
Hoje, o fenômeno foi explicado: segundo informações dos pesquisadores Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, os moradores presenciaram a queda de um foguete chinês na atmosfera terrestre.
Mota afirmou:
“O foguete em si é formado por estágios, a medida que ele vai subindo para chegar ao espaço ele vai liberando esses estágios. Existia um estágio desse foguete Longa Marcha 2C que estava orbitando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente, como a gente fala”.
A gravidade então atraiu os pedaços do foguete, que fizeram sua reentrada na atmosfera terrestre, segundo o pesquisador. Ele completou:
“Uma reentrada pode ocorrer com muita velocidade. A gente está falando de milhares de quilômetros por hora, a gente está falando de 7 mil km por hora. Por isso que fica todo aquele show luminoso no céu, porque a atmosfera sendo atingida por um objeto nessa velocidade vai ficar incandescente, então vai brilhar muito”.
Com informações de G1.