O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa gravou vídeo para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no qual declara seu apoio ao petista e pede voto para Lula nestas eleições. Ele também defende a segurança do processo eleitoral e o voto útil neste 2 de outubro, em vídeo que deverá ser divulgado hoje pela campanha de Lula.
No vídeo, Barbosa afirma:
“É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”.
Leia mais:
Bolsonaro recebe comissão da OEA que observará eleições
Pesquisa: Lula oscila e mantém chance de vitória em 1º turno; Bolsonaro tem 31%
Ele também declara que o presidente Jair Bolsonaro, adversário de Lula na eleição, “não serve para governar um país como o nosso” e que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível” que provoca um “isolamento internacional” que prejudica o Brasil.
Barbosa foi indicado ao STF por Lula e, como presidente da corte, foi o relator do mensalão, escândalo que atingiu o governo petista. Durante a condução do processo, ele votou pela condenação de petistas.
Nos últimos dias, a campanha de Lula conseguiu uma série de apoios públicos, como os de Marina Silva; Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda do governo Michel Temer; e Miguel Reali Jr., autor do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), sucessora de Lula. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também divulgou nota na qual pedia por “voto pró-democracia”, o que foi interpretado como apoio ao petista.