O último fim de semana em Gramado, no Rio Grande do Sul, foi assustador. Rachaduras no solo surgiram em diferentes locais da cidade: no bairro Três Pinheiros, nos loteamentos Orlandi e Alphaville e na divisa entre o bairro Piratini e Linha Ávila.
O bairro de Três Pinheiros foi o mais afetado. No último sábado (18/11), o lugar foi evacuado após o surgimento de rachaduras de até 150 metros no solo. Cerca de 110 famílias foram removidas do local. O prefeito Nestor Tissot declarou situação de emergência no município.
Avaliando a situação, a Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Gramado e o Serviço Geológico do Brasil investigam as fendas. A suspeita é que as intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul possam ser a causa.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram que as rachaduras danificaram casas, ruas, calçadas e gramados em vários pontos do bairro.
Leia mais:
VÍEDO: Chuvas no RS e em SC se agravam: Águas invadem ruas de Porto Alegre
Seis pessoas morrem em São Paulo em decorrência de chuvas
De acordo com Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as rachaduras no bairro Três Pinheiros aumentam o risco de desmoronamento de uma encosta e potenciais deslizamentos de terra na região circundante. Inclusive, um prédio no mesmo bairro começou a ceder e pode desmoronar a qualquer momento.
Na tarde desta quarta-feira (22/11), dois técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) foram até a cidade para a realização de uma visita técnica nos bairro Três Pinheiros e também à Perimetral e à Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto. Segundo a SGB, um relatório será elaborado para direcionar a tomada de decisão do município.
A Defesa Civil da cidade, mostra uma preocupação com os próximos dias, já que a previsão é de mais chuvas nesta quarta e quinta-feira (23/11).
Veja os vídeos:
Bairros inteiros da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, precisaram ser evacuados devido a enormes rachaduras que surgiram no solo, após fortes chuvas.
Somente uma avaliação técnica irá apontar as verdadeiras causas para esse afundamento da terra. #Gramado pic.twitter.com/Uchw5tggcU
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) November 21, 2023
@cristbuzetto Proximo video com trone!!!!🚨🚨🚨
@fatosverdadesreserva situação em Gramado #tempestsfe #evacuacao #gramado #turismo
@jonata_1980