26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Vaquinha: Filho do indigenista Bruno Pereira passa por tratamento de câncer aos 5 anos

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta quinta-feira (05/01), a antropóloga Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, assassinado em 2022 com o jornalista britânico Dom Phillips em Atalaia do Norte (AM), está compartilhando uma vaquinha nas redes sociais. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar o filho do casal, Pedro, um garotinho de apenas 5 anos que enfrenta um diagnóstico de câncer agressivo. O tratamento necessário para impedir a propagação da doença envolve um medicamento caro e que não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A descrição da campanha explica que, no ano passado, Pedro foi diagnosticado com neuroblastoma estágio 4, “um câncer muito agressivo”, e prossegue, contando que, aos 5 anos, depois de 5 meses fazendo quimioterapia em hospital público, a luta do Pedro agora é para que o câncer não se espalhe.

“Isso só pode ser evitado com um medicamento caríssimo, que tem de ser importado e não é oferecido pelo SUS. Vamos salvar o Pedro”.

Até a tarde de quinta-feira arrecadação já havia chegado a R$ 879 mil, com ajuda de 10.144 apoiadores. A meta é conseguir arrecadar R$ 2 milhões.

Na vaquinha, Beatriz Matos, que hoje ocupa o cargo de diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato da Secretaria de Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, também lembra a luta de Bruno, que foi assassinado por conta de sua atuação firme contra a pesca e o garimpo ilegal na Floresta Amazônica.


Leia mais:

Caso Bruno e Dom: Réus vão a júri popular

Bruno Pereira é velado e cremado em Pernambuco; Dom Philips será sepultado no Rio

Caso Bruno e Dom: réus se recusam a responder perguntas sobre os crimes


 

“Pedro é filho de Bruno Pereira, um dos indigenistas mais combativos do Brasil, assassinado covardemente em junho de 2022. Um crime que comoveu o mundo e indignou o país. Bruno dedicou a vida à Amazônia. Denunciou o garimpo ilegal e a pesca predatória. Combateu o desmatamento e a grilagem de terras. Enfrentou os invasores das áreas protegidas. Lutou pelos povos indígenas. Defendeu a floresta, o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos. Agora, a batalha do Pedro, o filho do Bruno e da antropóloga Beatriz de Almeida Matos, é pela vida. E o Brasil pode salvar o Pedro”.

Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos em junho de 2022 perto da terra indígena Vale do Javari, no Amazonas.

Os dois estavam em uma expedição na região, que tem forte presença do garimpo ilegal e do tráfico de drogas, quando foram torturados e assassinados. Eles haviam flagrado a prática de atividades ilegais na região, de acordo com indícios da investigação sobre o caso.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -