24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Nova vacina contra dengue pode ter faixa etária ampliada

Publicado em:

- Anúncio -

A faixa etária para aplicação da vacina contra a dengue, a Butantan-DV pode ser ampliada. A informação é da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgada nesta quarta-feira (22/1). O Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante tetravalente, ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser disponibilizada ao público.

A Butantan-DV é uma vacina de dose única que apresentou 79,6% de eficácia geral contra a dengue sintomática e 89% contra casos graves, segundo dados de estudos clínicos.

O Instituto Butantan planeja produzir 1 milhão de doses em 2025, com a meta de atingir 100 milhões até 2027. No entanto, apesar dos avanços, a vacinação em massa com a Butantan-DV ainda não será viável no próximo ano.


Leia mais

ATENÇÃO: Campanha de vacinação contra gripe termina no dia 31 deste mês

Manaus intensifica vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado (18/1)


Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda. Devido à disponibilidade limitada de doses, a imunização está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária considerada de maior risco, e em regiões com alta incidência da doença. A Qdenga é administrada em duas doses, com intervalo de 90 dias.

O Instituto Butantan enviou a documentação final para o registro da Butantan-DV junto à Anvisa em dezembro de 2024. Os ensaios clínicos foram concluídos em junho do mesmo ano, após cinco anos de acompanhamento dos participantes.

Resultados publicados em revistas científicas, como The Lancet Infectious Diseases e New England Journal of Medicine, apontaram eficácia de 89% contra casos graves e segurança prolongada por até cinco anos.

A ministra Nísia Trindade ressaltou que, mesmo com a aprovação, não será possível realizar uma vacinação em massa em 2025. “A vacina em dose única é uma grande conquista, com excelente eficácia, mas ainda não terá disponibilidade suficiente para suprir toda a demanda no próximo ano”, afirmou.

A Anvisa exige que a produção da vacina atenda a rigorosos padrões de qualidade, incluindo a fabricação de três lotes consecutivos de forma consistente e segura.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -