O CEO da Uber, Dara Khosriwshahi, anunciou que a companhia fechou um acordo com uma empresa brasileira para ampliar o número de táxis disponíveis na plataforma. Segundo Dara, o objetivo é que “todos os táxis do Brasil estejam na Uber até 2025”.
O anúncio foi feito durante o evento em comemoração aos 10 anos da Uber no Brasil, realizado em São Paulo. Khosriwshahi anunciou que a plataforma assinou um contato com a Stuo, considerada uma das maiores empresas integradoras de táxi do Brasil. O acordo faz a Uber ter, automaticamente, acesso a 70 mil motoristas de táxi em todo o Brasil. Khosriwshahi ainda brincou com a “rivalidade” entre taxistas e motoristas de aplicativo.
“Não temos um histórico de relacionamento ótimo com os taxistas [risos]. Mas isso agora é passado. Acreditamos que táxi e Uber ficam melhor juntos. Estamos fechando parcerias com plataformas de táxi e a ideia é trazer todos eles para a Uber até 2025”, ressaltou o CEO.
Leia mais:
Taxistas vão receber R$ 892 milhões de indenização da Uber, na Austrália
Uber decide encerrar operação após lei trabalhista para motorista nos Estados Unidos
Uber no Brasil
A empresa estreou no Brasil em 2014, junto com a Copa do Mundo FIFA. Rio de Janeiro foi a primeira cidade a receber o serviço, seguida por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A Uber chegou a operar de forma ilegal na capital paulista por um tempo, enfrentando a oposição de políticos e a ira dos taxistas, que viam seu tradicional negócio ameaçado. Porém, com o passar dos anos, o serviço passou a ser autorizado e, em certa medida, até regulamentado. O avanço da empresa acabou gerando o termo “uberização”, que se tornou sinônimo para o movimento de cidadãos que decidiram trabalhar com serviços de aplicativo.
Segundo os dados mais recentes, divulgados em 2022, a Uber tem mais de 30 milhões de passageiros cadastrados e água em mais de 500 cidades brasileiras com cerca de 1 milhão de motoristas.