Na última sexta-feira (27/12) à tarde, três pessoas morreram e uma ficou ferida após deslizamento de terra atingir um imóvel e causar o soterramento das vítimas, no bairro Barreiro, em Taubaté, no Vale do Paraíba (SP). O caso aconteceu por volta das 17h30, conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Segundo o órgão, as vítimas fatais são o casal Carla Sírio Leite, de 38 anos, Geovane Hideo Gabriel Matsuda, de 34 anos, e o caseiro do local, Maurício Tavares, de 41 anos.
Um homem de 42 anos, identificado como Gustavo Santos Scacaparozzi, chegou a ficar parcialmente soterrado e foi socorrido com vida pelas equipes de resgate. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Taubaté.
Seis pessoas estavam na chácara, no momento do deslizamento. As quatro pessoas que foram atingidas pela terra estavam na área externa, enquanto duas crianças estavam dentro da casa, mas não foram atingidas.
Leia mais:
‘Terras caídas’ causaram o deslizamento em porto de Manacapuru, aponta estudo
Ministério Público investiga rachaduras e risco de deslizamento no Porto de Parintins
Ao todo 18 viaturas foram acionadas para a ocorrência, incluindo Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e SAMU.
O resgate também contou com o apoio de 19 voluntários, moradores do bairro. Uma retroescavadeira auxiliou na remoção de terra para retirada das vítimas.
Nas 12h que antecederam o deslizamento, a cidade de Taubaté registrou 64 mm de chuva. Segundo a previsão, a maior e mais intensa parte do núcleo de chuva já se encontra no estado do Rio de Janeiro.
*Com informações da CNN Brasil e g1