O TikTok anunciou que irá restringir o acesso a filtros de beleza para menores de idade, com o objetivo de reduzir o impacto negativo na saúde mental de crianças e adolescentes. A mudança será implementada no Brasil e em outros países nas próximas semanas. O anúncio foi feito na útima terça-feira (26/11) pela rede social durante um Fórum de Segurança Europeu, em Dublin, na Irlanda.
As restrições se aplicam apenas aos filtros que alteram a aparência do usuário, enquanto efeitos engraçados e caricatos, como orelhas de animais, continuarão disponíveis. A medida surge após um relatório da organização Internet Matters, que apontou que filtros de embelezamento contribuem para a normalização de padrões de beleza irreais e distorcem a visão de mundo dos jovens.
Durante a pesquisa, adolescentes e pais destacaram preocupações sobre filtros que modificam a aparência de forma sutil, tornando difícil para o público identificar que a imagem foi alterada.
Leia mais:
VÍDEO: motorista morre carbonizado em acidente com caminhão de combustível
VÍDEO: Mulher é arrastada durante tentativa de assalto no Leblon (RJ)
SP: Adolescente é apreendido por estuprar e matar criança de 10 anos
Ainda segundo a plataforma, o banimento de pessoas com menos de 13 anos (idade mínima permitida para usar a plataforma), será levado de forma mais séria. A empresa afirma que os usuários que tiverem suas contas excluídas poderão recorrer “se acharem que cometemos um erro”, e que remove todos os anos, no mundo inteiro, cerca de 6 milhões de contas que não atendem os requisitos mínimos.
*Com informações do G1