A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram, nesta segunda-feira (21/10), a apreensão de mais de 1,2 tonelada de cocaína no Porto de Santos, que seria exportada para a Espanha, chegando via Porto de Málaga. A droga foi encontrada dentro de um contêiner, misturada com toneladas de sucatas metálicas.
Segundo a Receita Federal, que localizou a droga em caixas metálicas, dentro de um contêiner com 24 toneladas de sucata, de forma a dificultar a inspeção. Foi a maior apreensão do tipo no ano no Porto de Santos.
Leia mais:
PF deflagra operação em combate ao tráfico de produtos da biodiversidade e animais silvestres
União pagará mais de R$ 1 milhão para família de homem asfixiado pela PRF
Para encontrar os entorpecentes, a Receita se baseou em novos parâmetros inseridos nos sistemas de Gestão de Riscos, que permitiram uma seleção mais precisa de cargas suspeitas, e bloqueou as sucatas metálicas que estavam acomodadas em cinco contêineres. Também foi realizada análise das imagens de escâneres dos contêineres suspeitos e a utilização de dois cães de faro da Receita Federal.
A Delegacia da Polícia Federal em Santos instaurou inquérito policial para investigar a materialidade e a autoria do crime de tráfico internacional de drogas.