O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (03/11), registrou 26,6% de abstenção em todo o país, segundo informações divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse ele que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Leia mais
Tema da redação do Enem de 2024 aborda valorização da herança africana no Brasil
“O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana.
Mais de 4 mil pessoas foram eliminadas por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
No primeiro dia de provas, os candidatos responderam 90 questões, sendo 45 de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e 45 de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Também precisaram produzir uma redação dissertativa-argumentativa com o seguinte tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A divulgação das notas será feita no 13 de janeiro de 2025. No domingo (10/11), será realizada as provas de Matemática e Ciências da Natureza.