A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois veículos clonados na Dutra em menos de 24h. As ações aconteceram em Jacareí e Caçapava nesta quarta-feira (04/12) e quinta-feira (05/12).
A primeira apreensão ocorreu no início da noite de quarta-feira (04/12), uma motorista de 43 anos, que trafegava pelo trecho de Caçapava, km 129, foi abordada pelos agentes. Ela dirigia um Jeep preto, avaliado em mais de R$ 200 mil e apresentou versões desconexas aos policiais rodoviários sobre a compra e propriedade do veículo. Após analisarem o carro, que apresentava sinais de adulteração, os policiais descobriram que ele havia sido furtado no último dia 08 de novembro, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. O veículo circulava com placas “clonadas”. Veja imagens do veículo abaixo.
Leia mais:
Polícia apreende veículos de luxo de líderes de facção criminosa do Amazonas
Com tráfego de veículos liberado, obra na avenida Mário Ypiranga será concluída na quarta
O caso dos veículos clonados foi apresentado a Delegacia de Polícia de Caçapava e após ser interrogada, a mulher foi liberada. O mais recente caso ocorreu na noite de ontem (05) em abordagem da PRF na altura do pedágio de Jacareí. Um homem de 46 anos dirigia um veículo Hyundai/Creta, cor branca. Durante a fiscalização, os PRF’s notaram alguns sinais de adulteração no veículo e após uma análise mais apurada, descobriram que se tratava de um “clone”. O veículo trafegava com placas falsas e havia sido roubado em junho do ano passado, na cidade de Santo André, no grande ABC Paulista.
Adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículos automotores, de seu componente ou equipamento é crime, previsto no artigo 311 do Código Penal Brasileiro. A pena é de reclusão de três a seis anos, além de multa.
Quando clonado, o veículo tem o seu conjunto alfanumérico da placa de identificação aplicado em outro veículo.
Os caracteres das placas de identificação veicular são exclusivos para cada veículo e o acompanham até a baixa do registro, conforme previsto no artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro.
Veja vídeo: