Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para as famílias que estejam em averiguação cadastral atualizarem suas informações no Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários que não retificarem os dados terão os benefícios suspensos a partir de setembro.
O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
A averiguação cadastral é necessária no caso de famílias cujos registros tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes. Também precisam atualizar o cadastro famílias que tenham sido convocadas pelo processo de focalização do Auxílio Brasil.
Leia mais:
Precisam atualizar os dados no CadÚnico, também, as famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017 – neste caso, porém, o prazo vai até outubro. Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.
A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.
Via g1