O prefeito da cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, virou manchete nacional depois que teve seu casamento divulgado. Hissam Hussein Dehaini, do Cidadania, tem 65 anos e se casou com a adolescente Kauane Rode Camargo, um dia após ela completar 16 anos, tendo assim idade legal para formalizar a união.
24 horas depois, ele nomeou a sogra, Marilene Rode, como secretária de Cultura e Turismo do município.
Atualmente, a lei federal brasileira permite casamento a partir dos 16 anos, desde que haja permissão legal dos responsáveis.
Leia mais:
Justiça derruba liminar que proíbe Titi Muller de falar do ex-marido
PF investiga ligação entre PCC e autor da facada em Bolsonaro; operação não foi divulgada
Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, Hissam casou com a jovem em 12 de abril deste ano. Ela teria feito aniversário um dia antes, 11 de abril, de acordo com apuração do G1. A nomeação de Marilene para o cargo aconteceu no dia 13.
Ainda segundo apuração, a primeira-dama de Araucária já participou de concursos de beleza para adolescentes. Ela foi 2ª princesa teen 2022 do Miss Araucária Teen.
A mãe da esposa do prefeito trabalhava na prefeitura do município desde 2021: foi nomeada, por meio de cargo comissionado, assessora de secretário municipal, em 9 de agosto. Alguns dias depois, seu cargo foi alterado para assessora executiva do prefeito. Cinco meses depois, em janeiro de 2022, Marilene teve o cargo novamente alterado, desta vez para diretora geral da Secretaria Municipal de Educação.
Já Hissam está no segundo mandato como prefeito de Araucária.
A Constituição Federal proíbe o nepotismo: agentes públicos não podem nomear, contratar ou favorecer familiares e parentes em cargos do poder público.