A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando o envenenamento de 40 cães, suspeitando do uso de herbicida de glifosato. Sete cachorros morreram devido à intoxicação nos últimos 30 dias. Além disso, vídeos de câmeras de segurança estão sendo analisado e funcionários de condomínios devem prestar depoimentos nos próximos dias. A informação é da Folha de S. Paulo.
O herbicida é usado geralmente por agricultores para evitar o surgimento de ervas daninhas em plantações e também pode ser usado para a manutenção de jardins. Alguns tutores desconfiam que o herbicida seja utilizado nos condomínios do bairro afetado justamente para evitar a proliferação de mato.
Entre as vítimas do envenenamento estão os dois cães do ator Cauã Raymond. Um dos animais não resistiu e morreu.
Leia mais:
VÍDEO: Aviões ficam a 500 metros de distância enquanto um pousa e o outro decola, na Índia
Se usado em concentração errado, o herbicida pode ser prejudicial à saúde. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a a utilização do produto de forma concentrada, devendo ser utilizada a dosagem de 1% na diluição.
O caso aconteceu em na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No sábado (8/06), a companhia de limpeza municipal Comlurb realizou a limpeza das calçadas e dos canteiros da região com água e sabão, para tentar retirar possíveis produtos químicos nesses locais a fim de evitar novas contaminações.