• Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
Buscar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
InícioNacional

Pilotos relataram problema em sistema antigelo no início do voo, diz Cenipa sobre acidente da Voepass

Nacional
Investigador encarregado do CENIPA deu detalhes sobre o avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP). (Foto: reprodução)
Compartilhado
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    6 de setembro de 2024 às 21:14

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou nesta sexta-feira (6/09) que os pilotos do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no mês passado reportaram problemas no sistema antigelo logo no início do voo.

    Especialistas civis que analisaram as circunstâncias do acidente disseram que o acúmulo de gelo nas asas é uma das hipóteses para a queda do avião.

    O relatório preliminar do Cenipa aponta a existência de muito gelo em parte da rota de aeronave, mas reforça que avião e tripulação estavam tecnicamente habilitados para voar.

    Membros do órgão detalharam como aconteceu o acidente, mas reforçaram que ainda é cedo para definir as causas da tragédia. As investigações continuam em andamento.

    O investigador-encarregado do Cenipa, tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, relatou que os “tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas [responsáveis por quebrar o gelo]”. Segundo a autoridade, piloto e copiloto comentam por duas vezes no voo de uma hora e alguns minutos sobre o gelo.

    O relatório diz que, às 12h15min42s (de Brasília), um tom de alarme único foi ouvido na cabine. Na sequência, os tripulantes comentaram sobre ter ocorrido uma mensagem de “Fault” no airframe de-icing — um sistema antigelo da aeronave.

    Segundos depois, esse sistema foi desligado. Ao longo de minutos seguintes, o sistema de detecção de gelo exibiu e deixou de exibir sinal de alerta diversas vezes. Às 13h20, copiloto comentou: “bastante gelo”. Cinco segundos depois, o sistema antigelo foi ligado pela terceira vez. Às 13h21min09s, o controle da aeronave foi perdido e ela ingressou em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo.


    Leia mais:

    VoePass: Famílias de vítimas do acidente aéreo devem receber seguro de R$ 103 mil

    Saullo Vianna integra comissão que investiga tragédia da Voepass; trabalhos iniciam na próxima semana


    Sem confirmação de dados

    O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, disse que a aeronave estava apta para voar nessas condições meteorológicas, segundo os parâmetros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O militar disse, porém, que ainda não foi confirmado por dados.

    O relatório aponta que:

    • Aeronave estava certificada para voar em condições de formação de gelo
    • Tripulação estava qualificada e possuía experiência para esse tipo de voo
    • Informações meteorológicas disponíveis antes do horário da decolagem
    • Voo em condição de formação de gelo severo
    • A tripulação não declarou emergência
    • Perda de controle de aeronave durante o voo em condições de formação de gelo

    O relatório confirma que o piloto do ATR da Voepass não declarou emergência para a torre de controle para fazer um pouso alternativo por causa da formação severa de gelo na asa da aeronave. Em situações adversas, o piloto tem autonomia para descer de nível, por exemplo, e com uma temperatura externa mais elevada, evitar o problema.

    Registros de manutenção

    Fróes afirmou que os registros técnicos de manutenção do avião estavam atualizados, e que o certificado de verificação de aeronavegabilidade também estava válido. Além disso, ele disse que os pilotos tinham treinamento específico para voar em condições de gelo.

    O relatório final do Cenipa não tem prazo para ser divulgado, mas deve ser concluído em um ano. Os relatórios do Cenipa não apontam culpados, mas o conjunto de fatores que levaram ao acidente. A partir disso, são emitidas recomendações e determinações para melhorar procedimentos, o projeto da aeronave, ou outros aspectos técnicos.

     

    *com informações do O Globo e Estadão.

    - Publicidade -
    Instagram Rede Onda Digital

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou nesta sexta-feira (6/09) que os pilotos do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no mês passado reportaram problemas no sistema antigelo logo no início do voo.

    Especialistas civis que analisaram as circunstâncias do acidente disseram que o acúmulo de gelo nas asas é uma das hipóteses para a queda do avião.

    O relatório preliminar do Cenipa aponta a existência de muito gelo em parte da rota de aeronave, mas reforça que avião e tripulação estavam tecnicamente habilitados para voar.

    Membros do órgão detalharam como aconteceu o acidente, mas reforçaram que ainda é cedo para definir as causas da tragédia. As investigações continuam em andamento.

    O investigador-encarregado do Cenipa, tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, relatou que os “tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas [responsáveis por quebrar o gelo]”. Segundo a autoridade, piloto e copiloto comentam por duas vezes no voo de uma hora e alguns minutos sobre o gelo.

    O relatório diz que, às 12h15min42s (de Brasília), um tom de alarme único foi ouvido na cabine. Na sequência, os tripulantes comentaram sobre ter ocorrido uma mensagem de “Fault” no airframe de-icing — um sistema antigelo da aeronave.

    Segundos depois, esse sistema foi desligado. Ao longo de minutos seguintes, o sistema de detecção de gelo exibiu e deixou de exibir sinal de alerta diversas vezes. Às 13h20, copiloto comentou: “bastante gelo”. Cinco segundos depois, o sistema antigelo foi ligado pela terceira vez. Às 13h21min09s, o controle da aeronave foi perdido e ela ingressou em uma atitude de voo anormal até colidir contra o solo.


    Leia mais:

    VoePass: Famílias de vítimas do acidente aéreo devem receber seguro de R$ 103 mil

    Saullo Vianna integra comissão que investiga tragédia da Voepass; trabalhos iniciam na próxima semana


    Sem confirmação de dados

    O chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, disse que a aeronave estava apta para voar nessas condições meteorológicas, segundo os parâmetros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O militar disse, porém, que ainda não foi confirmado por dados.

    O relatório aponta que:

    • Aeronave estava certificada para voar em condições de formação de gelo
    • Tripulação estava qualificada e possuía experiência para esse tipo de voo
    • Informações meteorológicas disponíveis antes do horário da decolagem
    • Voo em condição de formação de gelo severo
    • A tripulação não declarou emergência
    • Perda de controle de aeronave durante o voo em condições de formação de gelo

    O relatório confirma que o piloto do ATR da Voepass não declarou emergência para a torre de controle para fazer um pouso alternativo por causa da formação severa de gelo na asa da aeronave. Em situações adversas, o piloto tem autonomia para descer de nível, por exemplo, e com uma temperatura externa mais elevada, evitar o problema.

    Registros de manutenção

    Fróes afirmou que os registros técnicos de manutenção do avião estavam atualizados, e que o certificado de verificação de aeronavegabilidade também estava válido. Além disso, ele disse que os pilotos tinham treinamento específico para voar em condições de gelo.

    O relatório final do Cenipa não tem prazo para ser divulgado, mas deve ser concluído em um ano. Os relatórios do Cenipa não apontam culpados, mas o conjunto de fatores que levaram ao acidente. A partir disso, são emitidas recomendações e determinações para melhorar procedimentos, o projeto da aeronave, ou outros aspectos técnicos.

     

    *com informações do O Globo e Estadão.

    - Publicidade -
    Canal do Whatsapp

    Cadastre-se

    Temas:
    CenipaDestaqueInvestigaçãoVoepass
    Kell Vasquez
    Kell Vasquez
    Deixe seu comentário

    Mais lidas

    Nacional

    VÍDEO: Médico embriagado agride paciente e simula queda em UBS de São Paulo

    24 de fevereiro de 2025 às 14:43
    Um médico, que não teve o nome divulgado, foi demitido pela Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, após agredir uma paciente na unidade...
    Nacional

    BBB 25: Saiba como foi a formação do 6º paredão da temporada

    24 de fevereiro de 2025 às 07:56
    Neste domingo (23/2), o sexto paredão do Big Brother Brasil (BBB 25) foi definido. A berlinda está entre Diogo, Vilma e Vitória Strada. O Big...
    - Publicidade -
    UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
    Nacional

    Marcelo Rubens Paiva é agredido em homenagem no bloco Baixo Augusta

    23 de fevereiro de 2025 às 16:48
    O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que inspirou o filme que concorre a três estatuetas no Oscar, passou um...
    Nacional

    Incêndio atinge garagem de ônibus escolares no interior e na Grande SP

    23 de fevereiro de 2025 às 14:57
    Na manhã deste domingo (23/2), um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de vans e ônibus escolares, em Lorena, cidade localizada no interior...
    - Publicidade -
    Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
    Nacional

    Corpo de menina de 2 anos é encontrado em cisterna da casa da família no RJ

    23 de fevereiro de 2025 às 12:41
    O corpo da menina identificada como Eloah Vitória, de dois anos de idade, foi encontrado, na manhã deste domingo (23/2), na cisterna da casa...
    Nacional

    Avião da Gol colide com pássaro e retorna a Brasília após decolagem

    23 de fevereiro de 2025 às 12:22
    Na manhã deste domingo (23/2), um avião da Gol colidiu com um pássaro e teve que retornar ao Aeroporto de Brasília. O pouso aconteceu...
    - Publicidade -
    ICBEU - Teatro
    - Publicidade -
    Rádio Onda Digital
    TV Onda Digital
    Rádio e TV Onda Digital
    Leia também
    Nacional

    VÍDEO: Médico embriagado agride paciente e simula queda em UBS de São Paulo

    24 de fevereiro de 2025 às 14:43
    Um médico, que não teve o nome divulgado, foi demitido pela Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, após agredir uma paciente na unidade...
    Nacional

    BBB 25: Saiba como foi a formação do 6º paredão da temporada

    24 de fevereiro de 2025 às 07:56
    Neste domingo (23/2), o sexto paredão do Big Brother Brasil (BBB 25) foi definido. A berlinda está entre Diogo, Vilma e Vitória Strada. O Big...
    Nacional

    Marcelo Rubens Paiva é agredido em homenagem no bloco Baixo Augusta

    23 de fevereiro de 2025 às 16:48
    O escritor Marcelo Rubens Paiva, autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que inspirou o filme que concorre a três estatuetas no Oscar, passou um...
    Nacional

    Incêndio atinge garagem de ônibus escolares no interior e na Grande SP

    23 de fevereiro de 2025 às 14:57
    Na manhã deste domingo (23/2), um incêndio de grandes proporções atingiu uma garagem de vans e ônibus escolares, em Lorena, cidade localizada no interior...
    Nacional

    Corpo de menina de 2 anos é encontrado em cisterna da casa da família no RJ

    23 de fevereiro de 2025 às 12:41
    O corpo da menina identificada como Eloah Vitória, de dois anos de idade, foi encontrado, na manhã deste domingo (23/2), na cisterna da casa...
    Nacional

    Avião da Gol colide com pássaro e retorna a Brasília após decolagem

    23 de fevereiro de 2025 às 12:22
    Na manhã deste domingo (23/2), um avião da Gol colidiu com um pássaro e teve que retornar ao Aeroporto de Brasília. O pouso aconteceu...
    Fale através do email
    jornalismo@redeondadigital.com.br
    Editorias
    • Amazonas
    • Política
    • Economia
    • Polícia
    • Colunistas
    • Esportes
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Lifestyle e Bem Estar
    Rede Onda Digital
    • Disque Denúncia
    • Grupos de Whatsapp
    • Política de Privacidade
    Nas Redes
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Threads
    Youtube
    © Copyright Rede Onda Digital 2025
    plugins premium WordPress