25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

PF realiza operação contra corrupção no Acre, Amazonas e mais 4 estados

Publicado em:

- Anúncio -

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal (RFB), deflagraram na manhã de hoje, dia 9, a Operação Ptolomeu III. A operação visa desarticular organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.

Cerca de 300 policiais foram mobilizados, com apoio de servidores da CGU e RFB, para cumprir 89 mandados de busca e apreensão nos Estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.

As fases I e II da Operação Ptolomeu foram deflagradas em 2021. Nessa época foi identificada organização criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano, que atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, através da lavagem de capitais.


Leia mais:

PF vai investigar caso das joias; Michelle Bolsonaro quer que sejam devolvidas

Operação da PF em Eirunepé mira grupo que desviou R$ 10 milhões


Visando o ressarcimento de parte dos valores desviados, nesta terceira fase o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes. Além disso, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas por determinação do Tribunal.

O STJ decretou ainda inúmeras medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.

O governador do Acre é Gladson Cameli (PP). Ele foi proibido de se ausentar do país e terá que entregar o passaporte em até 24 horas. Cameli também não poderá ter contato com outros investigados no caso.

No total, são 5 mandados a serem cumpridos no Amazonas.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -