Nesta quarta-feira (8/05), o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, passou a ser protegido pelo Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal, após ameaças de saques.
Devido às enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul, as operações no principal ponto de chegada e partida de aeronaves estão suspensas por tempo indeterminado.
O COT é especializado em cenários de alto risco e complexidade. Além da segurança do aeroporto, o grupo também deve atuar no apoio dos mais de 350 policiais federais que estão trabalhando na segurança de vias alagadas da região.
Leia mais:
Ministério da Integração autoriza liberação sumária de recursos para cidades gaúchas
Em meio ao caos causado pela chuva no Estado, 32 pessoas foram presas por tentativas de saques e roubos e outras quatro por suspeita de estupros em alojamentos.
O grupo de agentes federais chegou na noite de terça-feira (7) na capital gaúcha e é especializado em situações de risco elevado e alta complexidade, segundo a PF.
Os servidores da PF atuam nos resgates e na segurança dos voluntários, por meio de botes e embarcações de resgate, helicóptero, drones, equipamentos de visão noturna e motos aquáticas. Duas mil pessoas desabrigadas e 600 animais nas regiões de Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul na Operação Esperança foram resgatados pelos agentes.
*com informações do Terra