A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/11) a Operação Gimnasio para combater o crime de migração ilegal. Foram cumpridos, no município de Tarumirim (MG), três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares (MG). Além disso, foi determinado o bloqueio de cerca de R$ 250 mil.
Leia mais:
PF deflagra “Operação Não Seja um Laranja” no combate de fraudes bancárias
PF incinera 3 toneladas de drogas no Amazonas
Os investigados são suspeitos de promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com o objetivo de obter vantagem econômica. A investigação revelou que mais de 36 pessoas, incluindo menores de idade, emigraram ilegalmente, atravessando a fronteira mexicana e expondo-se aos perigos do deserto e às ações de criminosos que os transportaram até o solo norte-americano.
Estando ilegal nos EUA, sua permanência no país não será permitida caso você seja parado por autoridades imigratórias. É necessária a saída imediata do país. Porém, caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 6 meses, a pessoa ficará sujeita a impedimento de retorno aos EUA por 3 anos. Caso tenha ficado no país ilegalmente por período maior do que 1 ano, estará sujeita a ficar impedida de voltar por 10 anos.