Uma pastelaria de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, expôs um flagrante de racismo cometido por uma cliente na noite da última terça, 14/11: a pessoa que encomendou um lanche exigiu um ”motoboy branco” para entregar a sua encomenda.
90% dos pedidos que a loja recebe são por delivery. Em um dos pedidos, uma cliente fez a seguinte ressalva no campo de observações do aplicativo:
“Última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim encostando na minha comida”.
Veja abaixo:
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A dona da pastelaria, Daniela Oliveira, disse que a cliente estava se referindo ao seu marido, Gabriel Fernandes da Cunha, também proprietário do estabelecimento. Gabriel realiza entregas em dias de muito movimento.
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(Foto: Arquivo Pessoal / Daniela Rodrigues)
A proprietária respondeu a cliente pela plataforma e entrou em contato com o aplicativo, para receber orientações de como realizar uma denúncia. Em seguida, Gabriel foi à delegacia e registrou um boletim de ocorrência.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul vai investigar o caso: O síndico do condomínio informado pela cliente disse que o número do apartamento não existe e que não há nenhuma moradora com o nome que constava na plataforma. As investigações vão tentar determinar a verdadeira autoria do pedido. O culpado poderá responder por crime de injúria racial.