O Cadastro Positivo de Condutores está em vigente desde o final de setembro, mas é a partir desta quinta-feira, 13 de outubro, que o sistema fica ativo, permitindo que órgãos públicos e empresas concedam benefícios aos motoristas que estão há, pelo menos, 12 meses sem cometerem infração de trânsito.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a partir desta semana, motoristas que não cometeram infrações de trânsito podem participar do Registro Nacional Positivo de Condutores.
“A gente vinha até 2018 com formato de multa, uma indústria da multa muito forte. Para que o cidadão andasse na linha, andasse na legislação, você multava com muito rigor. A gente tem buscado mudar isso, trazer um incentivo através da educação”, disse o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil desta sexta-feira (14).
O cadastro pode ser feito de forma online de duas formas: via aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou direto pelo Portal de Serviços da Senatran. A participação é voluntária, mediante autorização do condutor. Ao se registrar, o motorista dá o consentimento para que seu cadastro seja visualizado como apto a receber os benefícios.