A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou neste sábado, 4, que está acontecendo um fluxo relevante de garimpeiros deixando a Terra Indígena Yanomami no estado de Roraima. O Governo Federal tomou, nos últimos dias, a medida de decretar bloqueio aéreo e fluvial na região, inviabilizando a logística do garimpo.
A ministra afirmou à imprensa:
“Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo”.
De acordo com a ministra, fontes locais, como os próprios indígenas e as equipes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indigena) Yanomami, corroboram a informação sobre o êxodo de garimpeiros.
Leia mais:
Relatos apontam 30 casos de jovens yanomami grávidas de garimpeiros
Relátorio aponta que Bolsonaro ignorou alertas sobre yanomami
Guajajara faz neste fim de semana uma nova visita a Roraima para acompanhar a situação dos yanomamis, que vivem uma crise de emergência sanitária. Ainda de acordo com a ministra, o Governo Federal elabora um plano para transportar os garimpeiros. Também há estudos para evitar que os envolvidos com a exploração ilegal de ouro migrem para outras terras indígenas.
O Governo Federal também divulgou relatório informando que já distribuiu 75 toneladas de alimentos e medicamentos para a Terra Indígena Yanomami. Os insumos foram transportados por aviões e helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira).