O Ministério da Saúde lançou hoje, dia 22, a Campanha Nacional de Prevenção à Varíola dos Macacos, com o conceito “Fique Bem com a Informação Certa”. O objetivo da campanha será de conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.
O Ministério da Saúde iniciou no mês passado as tratativas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS para a compra de 50 mil doses da vacina contra a doença.
Leia mais:
Anvisa dispensa registro para compra de vacinas contra varíola dos macacos
Sobe para 9 o número de casos de varíola dos macacos no Amazonas
Além disso, na última sexta, 19, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a importação de excepcional de remédios e vacinas contra a doença, sem a exigência de registro. A primeira dessas remessas de vacinas, de três já programadas, deve chegar ao Brasil no início de setembro. Os primeiros a receber a vacina serão profissionais da saúde que atuam diretamente com o vírus.
Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.