O ministro da Educação, Camilo Santana, admitiu ainda não ter prazo definido para lançar o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao ser questionado pelo colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, sobre a data, o ministério respondeu:
“O novo desenho do Fies será oportunamente anunciado, com devida aprovação pelo Comitê Gestor do Fies (CGFIES), colegiado composto por representantes dos Ministérios da Educação, da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Casa Civil da Presidência da República”.
Leia mais:
Brasil tem mil obras paradas na educação básica; 53 ficam no Amazonas
Plano Nacional de Educação será encaminhado ao Congresso em 2024
Ao longo de 2023, Santana falou em algumas ocasiões sobre o lançamento do novo Fies: primeiro que poderia ocorrer em julho, depois no final do ano. O grupo de trabalho que elabora a reformulação do programa foi criado em 8 de março e tinha duração inicial de seis meses.
Atualmente, está em andamento o programa Renegocia do Fies, que permite a renegociação de dívidas de educação e que pode conceder descontos de até 99% em dívidas do Fundo. O prazo para solicitar a renegociação de débitos vai até 31 de maio de 2024.
Para realizar a simulação ou solicitar a renegociação, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Esse processo pode ser feito virtualmente, por meio de aplicativos.
*Com informações de Metrópoles