Representantes das Forças Armadas compareceram hoje, dia 3, à sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas e se reunir com técnicos da Corte.
A assessoria do TSE informou a chegada dos representantes no final da manhã de hoje. Os nomes e os cargos desses representantes não foram divulgados.
Leia mais:
Bolsonaro anuncia desfile militar em Copacabana no 7 de setembro
TSE vai repassar mais de R$ 110 mil para apoio operacional das Forças Armadas nas eleições
O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione. A abertura do código permite a inspeção pela sociedade civil. Ontem, o o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, emitiu ofício “urgentíssimo” pedindo que as Forças Armadas tivessem acesso ao código-fonte das urnas, mas esse código está à disposição desde outubro do ano passado.
Apesar dos recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro, nomes de destaque como o presidente do TSE, Luiz Edson Fachin; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux; o presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o presidente da Câmara Arthur Lira têm falado em defesa das urnas e do processo eleitoral.