Um vídeo que está viralizando na internet mostra um soldado do Exército, não identificado, dando um chute violento contra um filhote de tamanduá que caminhava lentamente na via de acesso na unidade. O registro foi realizado no Rio de Janeiro.
Saiba mais:
Onze pessoas são presas durante ações de combate a gatos; de energia no Tocantins
O vídeo foi gravado por amigos do soldado que avisaram que estavam filmando e o incentivaram a maltratar o animal. Com um pontapé covarde, o tamanduá voou longe e sumiu do alcance da câmera.
O caso gerou indignação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que resolveu pedir explicações formais do Comando do Exército. Em nota, o Exército afirmou que não compactua com nenhum tipo de violência.
“O Exército Brasileiro não compactua com nenhum tipo de violência a animais de qualquer espécie. Ao tomar conhecimento do fato, após a análise das imagens, iniciou-se a devida apuração, por meio de procedimento administrativo”, informou a organização militar por meio de seu perfil oficial no ‘X’, antigo Twitter.
Reações da Web
Em Manaus, o defensor dos animais, João Sarmanho, publicou o vídeo em suas redes sociais e disse “#ABSURDO# Recebi esse vídeo agora pouco, onde aparece o militar dando bicuda no tamanduá .O que se passa na cabeça desse cara? Quem tiver mais detalhes por favor mandar no privado”.
Outras pessoas aproveitaram a postagem para expor a revolta sobre o assunto: “Que cena triste 😢 uma das funções desses m3rd4s! É proteger a fauna e os animais! E infelizmente esse cara faz isso e ainda tem coragem de gravar”, disse uma internauta.
“Já pode ser expulso do exército, e pegar uma linda advertência!”, disse outra.
Veja o vídeo: