27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Onze pessoas são presas durante ações de combate a ‘gatos’ de energia no Tocantins

Publicado em:

- Anúncio -

Uma ação de combate às ligações irregulares de energia – os chamados gatos – levou à prisão de 11 pessoas, além de diversas autuações e identificação de mais crimes de furto de energia elétrica. Policiais civis e funcionários da Energisa, concessionária responsável pelo serviço no Tocantins, percorreram as cidades de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional durante toda a semana.

Conforme a polícia, a ação começou na segunda-feira (18) e seguiu até sexta-feira (22). De 212 inspeções realizadas, as equipes fizeram 49 interrupções da fraude por furto de energia e ainda aplicaram 33 autos de infração.

O furto de energia elétrica é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Caso seja descoberto, o responsável pelo ‘gato de energia’ pode ser penalizado com até quatro anos de prisão, além de pagar multa.


SAIBA MAIS:

ENTREVISTA: “Palmas cresce, em média, 15% ao ano, rumo ao progresso”, diz vereador de Palmas, Eudes Assis

Influenciador de Palmas tem carro de luxo apreendido em operação contra rifas ilegais


 

Riscos

Um dos maiores problemas da irregularidade, além do crime, é o risco que as ligações feitas de forma errada possam causar ao imóvel. Conforme a Energisa, a rede elétrica é projetada para atender a um determinado número de clientes e esses desvios sobrecarregam essa rede.

“Desvios de energia podem prejudicar todos os usuários, causando sobrecarga na rede, oscilações, faltas de energia e danos a equipamentos e transformadores”, disse o coordenador de medição e combate a perdas da Energisa, Ricardo Pedrosa.

Conforme o delegado João Batista Marques, da delegacia especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP – Palmas), ainda há diligências em andamento para identificar possíveis situações de irregularidade e reforçou que todos podem pagar pelo prejuízo causado por poucos.

“É muito importante tanto para Energisa quanto para o cidadão, porque na realidade quem furta energia está dando prejuízo não só para a concessionária mas para todos os outros, porque essa conta é paga por todos”, disse o delegado.

Dados anuais

Conforme a Polícia Civil e a Energisa, em 2020 foram registradas 5.167 ligações ilegais, seguidas por 4.873 em 2021. Em, 2022 o número saltou para 5.318 em 2022. Até agosto de 2023, foram localizados 3.544 ‘gatos’ de energia.

Para a Energisa, a quantidade de energia furtada através desse tipo de ligação poderia abastecer uma cidade do tamanho de Paraíso do Tocantins por seis meses.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Giulia Moreira
Giulia Moreira
Jornalista formada pela Universidade Federal do Tocantins, apaixonada por comunicação e pela cidade onde nasceu e vive, Palmas-TO. Experiência sólida em Assessoria de Comunicação e Imprensa. Sou uma entusiasta da leitura e da escrita, buscando sempre aprimorar minha habilidade de contar histórias envolventes.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -