A menina Maria Gabriela da Silva, de 4 anos, morreu na noite de terça-feira (21/1) depois de passar mais de 20 dias internada após comer baião de dois envenenado com uma substância tóxica semelhante ao chumbinho em Parnaíba, no litoral do Piauí. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou a morte na manhã desta quarta-feira (22/1).
A menina deu entrada no hospital em 3 de janeiro deste ano e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do HUT, em Teresina. O estado de saúde dela piorou na terça.
Além dela, a mãe, dois irmãos e um tio da menina faleceram.
Menina e outros familiares foram envenenados
Ao todo, nove pessoas da mesma família comeram arroz envenenado no dia 1º de janeiro deste ano. O alimento havia sido preparado para a ceia de réveillon, como parte de um baião de dois.
O baião de dois tinha sido preparado pela própria família em 31 de dezembro, dia anterior às internações. Segundo o médico Antônio Nunes, diretor do IML, o veneno foi colocado em grande quantidade na comida.
A família também comeu um peixe que tinha sido doado. Inicialmente, as suspeitas eram de que o peixe poderia estar estragado ou envenenado, mas as análises afastaram essa hipótese.
Francisco de Assis Pereira da Costa, o padrasto da mãe das crianças, foi preso pelo crime. Ele nega que tenha envenenado a família, mas admitiu ter “nojo e raiva” da enteada e não gostar dos filhos dela.
Veja abaixo quem consumiu o alimento envenenado:
- Francisca Maria da Silva, de 32 anos (mãe de Maria Gabriela) – morta;
- Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (tio de Maria Gabriela) – morto;
- Maria Gabriela da Silva, de 4 anos – morta;
- Maria Lauane da Silva, de 3 anos (irmã de Maria Gabriela) – morta;
- Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (irmão de Maria Gabriela) – morto;
- Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos (padrasto de Francisca Maria) – recebeu alta e está preso suspeito do crime;
- Uma adolescente de 17 anos (tia de Maria Gabriela) – recebeu alta;
- Maria Jocilene da Silva, de 32 anos (vizinha da família) – recebeu alta;
- Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) – recebeu alta.
Com informações de G1.