Uma criança de 9 anos de idade foi vítima de escalpelamento em uma embarcação que navegava pelo Rio Jaburu dos Alegres, em Gurupá, na Ilha do Marajó, norte do Pará, no último domingo (9).
Veja também:
Sobe para 7 o número de mortos no desabamento em Capitólio (MG)
Tragédia: Polícia investiga morte de ex-jogador do Paysandu, de 23 anos, assassinado em Belém
De acordo com a família, a menina estava em uma embarcação acompanhada do irmão, quando os cabelos enroscaram no eixo do motor do barco.
Além de perder o couro cabeludo, a menina também teve uma das orelhas amputadas devido à gravidade dos ferimentos. O quadro de saúde da criança é estável.
A criança foi socorrida por uma outra embarcação e encaminhada as pressas para o Pronto Socorro de Macapá, no Amapá. Foi solicitado a transferência da menina para atendimento da criança na Santa Casa, em Belém, onde poderá ser feito um tratamento especializado para recuperação.
O escalpelamento ocorre quando o cabelo prende ao eixo do motor do barco e o couro cabelo é arrancado bruscamente. Além disso, parte do rosto pode ser afetada. A recuperação nesses casos é demorada. Pela gravidade dos ferimentos que é causada, também há risco de morte em alguns casos.