A Marinha do Brasil vai enviar o maior navio de guerra da América Latina para ajudar a população do Rio Grande do Sul: O estado foi duramente atingido por chuvas desde a semana passada. O NAM (Navio-Aeródromo Multipropósito) deixará a Base Naval do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8/5) com destino ao RS.
No total, o navio levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir cerca de 20 mil litros de água potável por hora – uma das necessidades mais urgentes da população no momento.
A Marinha anunciou ainda o envio de 40 viaturas e 200 militares para o estado gaúcho. A Força também enviará médicos e enfermeiros para auxiliar no atendimento aos moradores atingidos pelas chuvas.
Leia mais:
Enchente no RS se agrava com insegurança em meio a saques a lojas e ataques a barcos de resgate
Além do NAM, a Marinha também enviará outra embarcação que levará doações para o Rio Grande do Sul.
A operação envolvendo o NAM será semelhante à que foi realizada em São Paulo em 2023: Em fevereiro do ano passado, quando o litoral norte do estado paulista foi atingido por temporais, a Força fez uma operação para prestar socorro aos moradores da região.
Segundo dados desta terça (7/5) da Defesa Civil do RS, o número de mortos no estado subiu para 90, com 131 desaparecidos. Até o momento, 1.408.993 pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 397 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.
*Com informações de UOL e Metrópoles