Devido à passagem de um ciclone extratropical no início de setembro, aproximadamente 315 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram descobertos encalhados e sem vida nas praias de Itapoá, São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, conforme relatado pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS).
Os pinguins foram encontradas entre os dias 6 e 8 de setembro. De acordo com o projeto, de junho a setembro, os animais migram das suas colônias na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile para as águas brasileiras em busca de alimento.
Leia mais:
VÍDEO: Moradores de Tefé filmam boto e peixes mortos em lago devido à seca
Alta temperatura das águas pode ter matado botos em Tefé, no AM
Infelizmente, devido à influência do ciclone, enfrentaram dificuldades em escapar das fortes ondas e ventos, pois necessitam respirar fora da água, o que resultou em afogamentos. Os juvenis foram os mais afetados devido à sua falta de experiência.
Cerca de 95% dos pinguins estavam em estágio avançado de decomposição ou haviam sido vítimas de predadores. Os registros contabilizaram 65 pinguins mortos em Itapoá, 248 em São Francisco do Sul e dois em Balneário Barra do Sul.”