Neste sábado (4/1), o maestro João Carlos Martins, de 84 anos, foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e passou por uma cirurgia para retirada da vesícula biliar.
Enquanto estiver internado, João Carlos Martins será acompanhado pelas equipes do Dr. Raul Cutait e Dr. Roberto Kalil Filho.
De acordo com o boletim médico publicado às 16h, o procedimento “transcorreu sem intercorrências”. O documento não detalhou o estado de saúde do maestro.
Essa foi a 30ª cirurgia do maestro, que sofre de distonia focal, uma doença rara que afeta os nervos das mãos. “Das 29 operações, a maioria foi nas mãos, de tanta dor, porque eu tenho essa doença rara”, contou ao UOL em junho de 2024.
Devido à doença, em 2003 ele estreou como maestro regente e passou a usar luvas biônicas para tocar piano. Ele usava as luvas 24 horas por dia e estava tentando voltar a tocar o instrumento sem o auxílio delas.
Um mês atrás, em 3 de dezembro, o maestro participou de uma audiência no Senado Federal para discutir um projeto que institui o ensino obrigatório de música nas escolas.
Saiba mais:
IMAGENS FORTES: cinco passageiros de um carro tem corpos desmembrados em grave acidente na BR -116
“Exaltação ao nada”: Mourão condena ato para lembrar 8/1
Biografia
João Carlos Martins é um pianista reconhecido mundialmente. O maestro é conhecido principalmente pelas suas gravações das obras de Bach.
João teve sua biografia traduzida em dois documentários internacionais: O Die Martins Passion, documentário franco-alemão, documentário belga Réverie de 2006. Em 2017, estreou o longa-metragem biográfico João, O Maestro, dirigido por Mauro Lima.
*Com informações do UOL e G1.