Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram um primeiro contato em Hiroshima, no Japão, na tarde deste domingo (horário local), quando ambos ficaram cara a cara na sessão de trabalho sobre paz. Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram um primeiro contato em Hiroshima, no Japão, na tarde deste domingo (horário local), quando ambos ficaram cara a cara na sessão de trabalho sobre paz.
A transmissão da reunião mostra o momento em que Zelensky entra na sala e é cumprimentado por alguns dos líderes. Lula não se levanta e mantém a leitura de documentos.
O líder ucraniano sentou-se ao lado do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, com quem teve uma reunião bilateral no sábado. Zelensky fica bem em frente a Lula, do lado oposto da mesa. Em nenhum momento eles interagem.
Em seu discurso oficial na reunião, Lula afirmou que o Brasil condena a “violação da integridade territorial da Ucrânia” e repudia “veementemente o uso da força como meio de resolver disputas”.
No dia anterior, Zelensky pediu encontro com o presidente brasileiro, mas o convite foi ignorado. Após relutância, a equipe brasileira disse neste domingo ter oferecido horário na tarde de domingo. A assessoria da Presidência alegou incompatibilidade de horários na agenda dos dois.