Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Jornalista da Record vaza entrevista com Lula e é demitida da emissora

Jornalista da Record vaza entrevista com Lula e é demitida da emissora

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 18/07/24 às 21:24h

Nesta quinta-feira (18/7), a jornalista Renata Varandas foi demitida da Record após ser acusada de vazar trechos da entrevista exclusiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após ser confrontada por superiores, a comunicadora admitiu que foi responsável pelo vazamento.

Um trecho da entrevista foi veiculado pela corretora BGC, e atribuído à Capital Advice, agência de análise política que a jornalista, responsável pela entrevista é sócia.

Segundo o site Correio Braziliense, o trecho vazado diz:

“O presidente Lula disse que é preciso convencê-lo de que será mesmo preciso cortar entre R$ 15 bi e 20 bi no relatório de 22 de julho. Disse ainda que, se precisar modificar a meta, ele não se opõe”

O vazamento foi mal visto pela emissora e ao que tudo indica, o presidente Lula também teria achado a situação ruim.

A fala do presidente gerou repercussão e causou impacto no mercado financeiro. O dólar começou a acelerar na frente do real. Às 12h43, a moeda americana passou a registrar alta, subindo até atingir a máxima da sessão, às 13h40, a R$ 5,462 — valorização de 0,33% em relação ao fechamento do dia anterior.

A entrevista foi realizada e gravada na terça-feira (16/7) por volta de 9h30, com programação de ser exibida na íntegra no Jornal da Record, o principal noticiário da emissora, transmitido às 19h55.

Ao longo do dia, a emissora foi divulgando pequenas partes da entrevista para incentivar o público a assistir. Por volta de 13h48, a Record TV postou um trecho em que o presidente fala sobre a sucessão no Banco Central e da questão fiscal no Brasil. Porém, cerca de uma hora antes disso, o mercado financeiro já estava ciente da informação, o que chamou atenção de internautas e da própria emissora.


Leia mais:

Polícia conclui inquérito, e filho de Lula não é indiciado por violência doméstica

Manacapuru lidera ranking com maior taxa de estupros no Amazonas


Em nota, a Record informo o desligamento de Renata.

“A Record informa o desligamento da repórter Renata Varandas, que, a partir desta quinta-feira (18/07/2024), não faz mais parte da equipe de jornalismo da emissora”.

Renata Varandas, além de realizar reportagens também apresentava o Jornal da Record, quando Christina Lemos precisava se ausentar.