Nesta quinta-feira (21) foi a estreia da Ação literária da Imprensa Oficial do Amazonas (IOA) no Shopping Grande Circular, avenida Autaz Mirim, São José, zona Leste de Manaus.
Leia mais:
Começa a venda de ingressos para o Amazonas Green Jazz Festival
Marcelo Queiroga assina portaria que determina fim de emergência por conta da Covid-19
A ação literária “Compartilhando histórias: incentivo à leitura e doação de livros”, continua hoje e amanhã das 10h às 22h. A iniciativa já é um sucesso, com mais de 400 obras doadas só no primeiro dia.
O evento faz parte da alusão ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, e com o nome “Adote um livro”, a campanha oferece gratuitamente à população mais de 1,2 mil obras que faziam parte do acervo bibliográfico da Imprensa Oficial e que, por estarem em boas condições de uso, podem ser oferecidas à sociedade. O local também funciona como ponto de coleta para quem quiser doar livros.
No local o público vai encontrar mais de 1,2 mil obras disponíveis, com títulos de autores renomados, como os nacionais Carlos Drummond de Andrade, Arnaldo Jabor, Erico Veríssimo, Cecilia Meireles, Ruth Rocha, Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Jorge Amado e Monteiro Lobato; e também escritores amazonenses: Áureo Nonato, Gaitano Antonaccio, Celdo Braga e Márcio Souza.
Dentre os gêneros literários à disposição do público estão livros de Literatura, Poesia, Música, Design, Artes/Artesanato/Pintura, Infantil, Biografia e Memórias, Gastronomia, Ciências Humanas, Sociologia e Filosofia, Economia, Direito, História, Geografia, Administração, Negócios, Agro/Ambiental, Política, Humor, Guias, Curiosidades, Autoajuda, Periódicos, Informática, Educação Sexual e Saúde e Beleza.
A Imprensa Oficial do Amazonas é autarquia estadual com 130 anos de existência e o livro está ligado com sua essência. O livro é ferramenta de trabalho na “Editora da IOA”, que desenvolve serviços editoriais para órgãos públicos como editoração, diagramação, design de capa, projeto gráfico, entre outros; e também passa pelo Centro de Documentação e Memória (CDM), o departamento que faz a salvaguarda e conservação do acervo centenário da IOA, desde bibliografias, revistas jurídicas, periódicos e, também, os Diários Oficiais antigos.
Para doação, os livros podem ser novos ou seminovos, mas precisam estar em boas condições de uso.