Um homem de 35 anos recebeu alta médica na sexta-feira (19/4) após passar quatro dias internado na UTI da Santa Casa devido a complicações após a remoção de um dente do siso na Faculdade de Odontologia da Unesp, em Araraquara, no interior de São Paulo.
Em 8 de abril, o ajudante de carga e descarga Ângelo Barboza de Oliveira retirou três dentes do siso com uma estudante da universidade. Uma semana antes, ele havia removido o primeiro dente no mesmo local.
De acordo com Andréia Camila de Souza Barboza, mulher de Ângelo, após a cirurgia não foi receitado nenhum antibiótico. Dois dias depois, ele começou a sentir dores e procurou a universidade. Os professores identificaram a inflamação, fizeram a limpeza do local e receitaram antibióticos, mas o problema não resolveu.
Leia mais:
Ivete Sangalo recebe alta após internação por pneumonia e agradece: “Orações me fortaleceram”
Nos EUA, mulher com doença rara enfrenta cirurgia de 60 horas acordada para remover tumores
O ajudante de carga e descarga voltou à faculdade na segunda-feira (15/4), quando foi solicitada a internação imediata.
Ângelo passou por uma cirurgia na parte de baixo do maxilar e colocou drenos para limpar a infecção. O homem ficou cinco dias internado, sendo quatro na UTI.
Após receber alta, Ângelo disse à imprensa:
“O professor tentou abrir minha boca e eu não conseguia abrir, eu gritava de dor. Eu não desejo para ninguém. É uma dor insuportável. É como se fosse uma outra oportunidade, porque é uma bactéria muito forte e isso mata”.
Ele está atualmente se recuperando em casa. A esposa dele registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e tentou ter acesso ao prontuário do marido na universidade, mas não conseguiu. Ela disse:
“Simplesmente sumiram com a ficha dele, não estava lá. Estava os receituários dele, o que ele tomou, mas a ficha dele sumiu”.
A direção da Faculdade de Odontologia da Unesp informou em comunicado que todos os docentes do programa de residência em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial da faculdade são responsáveis pela internação e pelo tratamento do paciente, e estão acompanhando o caso devidamente.
*Com informações de Metrópoles