O Ministério da Saúde lançou hoje, 20, a campanha nacional “Todo dia é dia de combater o mosquito”, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A campanha será vinculada na televisão, no rádio e na internet e trará tanto informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito quanto orientações sobre prevenção. O foco será em ações simples, que são muito efetivas no combate ao mosquito: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.
Leia mais:
Mais de 1 milhão de pessoas estão com vacina contra a Covid atrasada em Manaus
Instituto recruta voluntários para vacina contra chikungunya
Segundo dados da pasta, o número de casos de dengue subiu quase 185% este ano: Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano, somente entre janeiro e outubro. O Ministério da Saúde aponta também 909 óbitos confirmados pela doença em 2022.
Em 2022, os casos de chikungunya também tiveram um aumento expressivo, 89,9%, em relação ao ano passado. Até outubro deste ano, 168,9 mil casos já haviam sido notificados no país. Já a zika indicou um aumento de 92,6% em 2022, mas nenhum óbito foi registrado pela virose.