27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Governador Tarcísio de Freitas confirma duas prisões por incêndios criminosos no interior de São Paulo

Publicado em:

- Anúncio -

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou neste domingo (25/08) que a polícia prendeu dois suspeitos de provocar incêndios criminosos no estado. Um dos detidos foi localizado na região de São José do Rio Preto e o outro na cidade de Batatais, em Ribeirão Preto, uma das áreas mais afetadas pelas queimadas.

“Ontem, tivemos um criminoso preso na região de Rio Preto, ateando fogo de forma criminosa. Agora, uma pessoa em Batatais que já tinha passagem pela polícia, utilizando gasolina”, afirmou o governador.


Saiba mais:


Tarcísio explicou que a situação crítica é resultado de três fatores principais. O primeiro é o clima extremo, com ventos fortes, baixa umidade do ar e calor intenso, que facilita a ignição de incêndios.

“Ventos fortes, baixíssima umidade relativa do ar, estiagem prolongada e muito calor. Então, qualquer coisa gerava uma ignição. Qualquer coisa, um caco de vidro, um alumínio que pode provocar ignição e começar esses incêndios”, destacou o governador.

O segundo fator identificado por Tarcísio é o crime intencional. O governador enfatizou que aqueles que aproveitam a situação para cometer delitos serão severamente punidos.

“Vamos levar à cadeia, vamos levar à Justiça, e as forças de segurança estão bem mobilizadas para prender esses criminosos que resolveram atear fogo e aproveitar a situação”, declarou.

O terceiro fator envolve crimes ambientais cometidos por oportunistas que utilizam o caos dos incêndios para descartar ilegalmente lixo e entulho.

Situação de emergência

Devido à gravidade dos incêndios, o governador decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulistas. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado em 24/8, se aplica às áreas afetadas entre 4 e 24 de agosto. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil informou que 46 cidades estão sob alerta máximo e 21 enfrentam focos ativos de incêndio.

As cidades em alerta máximo incluem Águas da Prata, Altinópolis, Alumínio, Arealva, Bananal, Bebedouro, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Coronel Macedo, Dourado, Iacanga, Ibitinga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Luís Antônio, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Granada, Paulo de Faria, Pedregulho, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Pradópolis, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São Luís do Paraitinga, São Simão, Sertãozinho, Tabatinga, Tambaú, Taquarituba, Torrinha, Turiúba, Ubarana e Urupês.

*Com informações do Metrópoles

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
- Anúncio -