A Polícia Civil de três estados cumpriram mandados de prisão na quarta (27/11) contra uma quadrilha especializada no chamado “golpe do amor”: Os membros do grupo teriam iludido um idoso de 71 anos, morador de Jari, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, que transferiu mais de R$ 2 milhões, entre 2022 e 2023, para o grupo.
De acordo com a Polícia Civil, o homem acreditava estar mantendo um relacionamento virtual com uma investidora americana, que prometia vir ao Brasil para conhecê-lo pessoalmente.
A quadrilha utilizava o perfil falso prometendo enviar presentes, como joias, com a contrapartida de que o homem depositasse valores referentes a impostos de encomendas internacionais, alfândega, entre outros tributos.
Leia mais:
Família é investigada por aplicar golpes milionários em esquema de venda de carros alugados, no DF
GO: Homem é preso por matar suposto namorado dentro de carro e depois vender o veículo
Seis pessoas foram presas em São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Osasco, em uma operação liderada pela Delegacia de Polícia de Tupanciretã (RS) e que contou com apoio de agentes dos estados de São Paulo e do Ceará. Outros sete possíveis envolvidos no golpe estão sendo procurados. Participaram da operação 25 policiais do RS, 14 agentes de SP e quatro de CE.
Bens e valores em contas bancárias dos criminosos foram bloqueados. Na operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos como celulares e notebooks, e cartões bancários.
A investigação começou após denúncia do idoso, que passou a suspeitar da situação após dois anos, nos quais ele fez as transferências à suposta investidora. A polícia identificou 13 suspeitos envolvidos na fraude.
O caso é investigado como estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
*Com informações de G1