A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave que sobrevoava a região da Terra Indíginea Yanomami, no estado de Roraima, nesta segunda-feira (29/01). De acordo com as autoridades, o avião, modelo Cessna 182, não tinha permissão para voar pelo espaço aéreo e também não respeitou a sinalização para pouso.
A aeronave foi avistada cerca de 110 km a oeste de Boa Vista e passou a ser monitorada pela FAB e pela Polícia Federal. A aeronave acabou sendo classificada como “suspeita” com base em um decreto instituído no ano passado com objetivo de proteger territórios, em ações, por exemplo, de “combate ao garimpo ilegal”.
Leia mais:
Avião mexicano é abatido ao pousar sem autorização na Venezuela
Forças Armadas vão levar 15 mil cestas de alimentos ao povo Yanomami
Segundo a FAB, após descumprir ordens, “foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV)”, o que fez com que a aeronave fizesse um pouso forçado em uma pista de terra. A PF apreendeu a aeronave, mas o piloto conseguiu fugir do local.
Ainda de acordo com a FAB, desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida no espaço aéreo da região Norte do país, em medida que “teve por finalidade incrementar capacidade de Defesa Aérea que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima”.
Veja o vídeo: