Na manhã desta quinta (18/4), a escritora Roseana Murray, atacada por pitbulls no último dia 5, teve alta do Hospital Estadual Alberto Torres, no Rio de Janeiro. Ela ficou internada por 13 dias e perdeu um braço e uma das orelhas.
Roseana trocou os curativos antes de deixar o hospital e deve retornar à unidade na próxima terça-feira para uma avaliação dos cirurgiões. Ao sair do hospital, a escritora foi ovacionada e aplaudida pela equipe médica.
A escritora deu sua primeira entrevista após o acidente, ao jornal O Globo, após a saída do hospital. Ela declarou:
“Eles eram umas pessoas que não sei qual era a função deles, mas nunca me maltrataram. A gente tinha uma relação de “oi, vizinho!”, “bom dia, vizinho”… Então, não desejo nenhum mal a eles. Essa pessoa dona dos cachorros é muito irresponsável, não sabe o alcance que isso pode ter. Eu sou contra os pitbulls, sei que o Brasil é dividido, tem gente a favor e gente contra. Mas como no Brasil nós temos milhões de leis que não são obedecidas, eu acho melhor esterilizar os pitbulls que já existem para que a raça no Brasil se extingua.
Não é desejar o mal. Mas é que já estiveram aqui nesse hospital crianças… Eles (os animais) arrancam pedaços. Não é que eles te dão uma mordidinha. São três cachorros. Eles arrancavam pedaços de mim. E há uma lei da mordaça, da guia, mas não é obedecida”.
Leia mais:
Justiça concede liberdade a donos de pitbulls que atacaram escritora no RJ
VÍDEO: Morador do interior de SP constrói “mansão” para cachorros de rua
Relembre o caso
A escritora foi atacada por três pitbulls que eram cuidados por vizinhos dela, enquanto fazia sua caminhada matinal em Saquarema, Região dos Lagos. Ela foi socorrida imediatamente e encaminhada ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com ajuda de um helicóptero da corporação. Ela teve ferimentos graves na cabeça e nos braços.
No mesmo dia do ataque, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu os donos dos três pitbulls que atacaram a escritora. Eles foram presos em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais. No local teria sido constatado que os pitbulls estariam em um local insalubre, com alimentação inadequada, além de debilitados e estressados.
Alguns dias depois, a Justiça do RJ concedeu liberdade aos três donos dos cachorros, mediante habeas corpus. Eles continuarão respondendo pelos crimes de omissão na cautela de animais e lesão corporal culposa.
Os animais foram apreendidos e recolhidos junto à Secretaria de Proteção Animal do Município de Saquarema.
*Com informações de Metrópoles