Nesta segunda-feira (30), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável por organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou que os prejudicados por locais de prova distantes poderão realizar o exame nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas normais serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro.
A decisão ocorre após o Instituto identificar que cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas. Os casos estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Na última semana, os estudantes tiveram acesso aos locais onde farão as provas do Enem 2023 e alguns reclamaram que ficaram muito distantes dos locais onde vivem, o que poderá, inclusive, fazer com que desistam de fazer as provas este ano.
Leia mais:
Enem 2023: Cartão de provas será disponibilizado na terça
Projeto de reforma do Ensino Médio prevê volta de disciplinas obrigatórias
De acordo com as normas do Inep, é garantida a alocação num raio máximo de 30 km do domicílio informado na inscrição.
Os inscritos prejudicados e que querem fazer o Enem em dezembro deverão submeter seus pedidos para análise. O comunicado precisa ser feito no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.
O sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro.
Em nota, o Inep ressaltou em sua base de dados, que os casos são restritos a um universo aproximado de 1% dos inscritos – em torno de 50 mil.
“Não há casos de inscritos alocados em município distinto daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição para o Enem 2023. Nesse contexto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada.” afirmou.
Leia a completa do Inep clicando aqui.