Desde a madrugada deste sábado (4/05), moradores estão deixando as casas nos bairros de Porto Alegre afetados pela cheia histórica que atinge a capital gaúcha. A água segue avançando na região, alagando ruas e impossibilitando a circulação de pessoas.
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a semana passada, continuam causando transtornos e exigindo ações emergenciais das autoridades. Em Porto Alegre, com o avanço das águas do lago Guaíba e o aumento do número de famílias desabrigadas, a prefeitura ampliou os locais de acolhimento, totalizando agora oito abrigos.
O Guaíba atingiu a marca de 5,16 metros de altura, às 15h (horário de Brasília) neste sábado — a maior já registrada desde a enchente de 1941.
Na sexta-feira, as equipes de resgate realizaram mais de mil salvamentos em áreas alagadas e de risco da cidade.
Diante da situação crítica, a prefeitura de Porto Alegre ampliou o número de abrigos para atender às famílias desabrigadas. Atualmente, cerca de duas mil pessoas estão acolhidas em oito locais.
Leia mais:
Cheia histórica: nível do Guaíba ultrapassa 5 metros em Porto Alegre
VÍDEO: Porto Alegre está em alerta total de inundação; Mortes no RS chegam a 31 devido às chuvas
Na zona Norte, ponto crítico, o cenário é de evacuação geral. Pelas ruas alagadas do bairro Humaitá e pela avenida Farrapos, muitos moradores estão deixando a região com seus pertences e animais de estimação. Há ainda a utilização de camionetes, jipes, caminhões e veículos pesados para ajudar na remoção das pessoas para abrigos da prefeitura ou para casas de familiares.
Ônibus também estão ajudando no encaminhamento dos atingidos para locais seguros na peregrinação de saída do bairro. O relato dos moradores é que, em determinados pontos da zona Norte, a água do Guaíba chega a atingir a altura do peito de um adulto.
➡️ Moradores deixam casas e esperam por ajuda na avenida Farrapos, em Porto Alegre
Em busca de abrigo ou de notícias de parentes desaparecidos, moradores do bairro Farrapos, em Porto Alegre (RS), esperam por ajuda e aguardam abrigo. Eles tiveram de deixar suas casas devido ao… pic.twitter.com/GrAFCVqWg4
— Metrópoles (@Metropoles) May 4, 2024
Acesso à cidade e mobilidade urbana
O acesso a Porto Alegre pela BR-116 está fechado devido ao bloqueio da avenida Farrapos por alagamento. As alternativas para entrar na cidade são a Freeway e a avenida Assis Brasil.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 76 ocorrências em aberto relacionadas à chuva, sendo 53 com bloqueio total de via por acúmulo de água, 10 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total e 2 semáforos fora de operação. Outras 150 ocorrências já foram encerradas pelo órgão.
*com informações PMPA, GZH e Metrópoles.