As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Diretor da Aneel diz que redução de contas de luz em 0,02% beneficia bancos, e não os consumidores

29/10/24 às 20:28h
Diretor da Aneel diz que redução de contas de luz em 0,02% beneficia bancos, e não os consumidores

(Foto Divulgação)

Uma medida do Governo Federal deve reduzir o valor das contas de luz em 0,02%, e não 3,5%, como prometido em março deste ano. Além disso, segundo o diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os principais beneficiados não foram os consumidores, mas os bancos.

O Ministério de Minas e Energia esperava abater as contas em 3,5% ao antecipar verbas para as distribuidoras pagarem dois empréstimos tomados em anos anteriores, a Conta-Covid e a Conta Escassez Hídrica. Nos dois casos, os encargos foram repassados às contas de luz dos brasileiros. Sendo assim, o benefício esperado para os consumidores não deu certo.


Leia mais:

Quatro bairros devem ficar sem energia elétrica nesta quarta-feira (30/10)

Quase 8 milhões de famílias não estão usando desconto na conta de energia elétrica


A Aneel se reuniu na manhã desta terça-feira (29/10) para debater a destinação de R$ 7,8 bilhões de recursos da Eletrobras para quitar empréstimos do setor elétrico, entre os quais o empréstimo emergencial feito em 2020 durante a Covid, para socorrer as distribuidoras de energia na pandemia, quando a inadimplência aumentou e o consumo reduziu. E conta de Escassez Hídrica, contraída em 2022 com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que exigiu a contratação de energia mais cara.

Nos dois casos, os encargos desses empréstimos vinham sendo repassados às contas de luz dos brasileiros.

Diretor da Aneel diz que redução de contas de luz em 0,02% beneficia bancos, e não os consumidores - Rede Onda Digital