João Batista, conhecido como São João, é o santo das festas juninas. O dia dele é comemorado no dia 24 de junho. São João foi responsável por batizar Jesus Cristo, segundo a Bíblia.
Na tradição católica, os santos são celebrados na data da própria morte, no entanto, São João é diferente pois, a exemplo de Maria, ele foi purificado do pecado antes mesmo de nascer.
“Ele se tornou um profeta que anunciou Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus. Ele tinha influência como pregador. Tanto que ele é conhecido nas tradições bíblicas como a voz que grita no deserto e é testemunha da luz, que é Jesus”, afirmou Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor na faculdade de teologia da PUC de São Paulo, em entrevista ao UOL.
Leia mais
Quina de São João sorteia prêmio de R$ 220 milhões neste sábado
Francisco faz defesa enfática das posturas de São João Paulo II
São João possui duas datas litúrgicas: a de nascimento (24 de junho) e a de morte (29 de agosto). A data de comemoração a ele foi ressignificada e ganhou “corpo dentro da Igreja Católica”.
“A fogueira é acesa no dia 23 para o dia 24 como o sinal da luz. João Batista é o homem que pregará a luz do homem. É por isso que se tem as fogueiras nas festas juninas”, explicou o padre Felipe Sobrinho.