Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informa que a taxa de desemprego caiu em 22 das 27 unidades da federação no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano. Outros cinco estados registraram estabilidade.
As maiores taxas de desemprego foram registradas na Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%), e as menores, de Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%).
Na média nacional, a taxa desemprego ficou no 9,3% no 2º trimestre, ante 11,1% no 1° trimestre. A falta de trabalho ainda afeta quase 10,1 milhões de brasileiros, segundo pesquisa divulgada anteriormente pelo IBGE.
Leia mais:
Ministro diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano
Desemprego registra índice abaixo de dois dígitos pela primeira vez em seis anos
Os principais destaques na passagem do 1º para o 2º trimestre foram Tocantins (que saiu de 9,3% para 5,5%), Pernambuco (de 17,0% para 13,6%) e Alagoas (14,2% para 11,1%). Já os estados que mostraram estabilidade na taxa de desemprego foram: Amapá, Ceará, Rondônia e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
O cenário de juros altos, desemprego ainda elevado, preocupações com a trajetória da dívida pública e o risco de uma recessão global têm dificultado uma retomada mais consistente da economia brasileira.
Via g1