Hoje, a Justiça de São Paulo condenou a Rede Bandeirantes de TV e o apresentador José Luiz Datena a pagar indenização de R$ 25 mil a um motorista injustamente acusado de atropelar uma moça na zona leste de São Paulo e então fugir do local.
Veja mais:
Datena anuncia que irá concorrer à presidência do Brasil em 2022
VÍDEO: “racha” termina em grave acidente na avenida Djalma Batista
O caso ocorreu em maio de 2019. Na ocasião, o apresentador reportou que uma garota foi morta ao ser atropelada num acidente na avenida Doutor Assis Ribeiro. A vítima tinha 13 anos de idade. Segundo a reportagem, José Cypriano, o motorista em questão, dirigia um Fiat Sena branco, atropelou a adolescente e então abandonou o local sem prestar socorro à vítima.
No entanto, em vídeos anexados ao processo, pode-se ver que o motorista permaneceu no local do acidente e a perícia no carro também não constatou excesso de velocidade. O advogado de Cypriano afirmou: “Meu cliente não fugiu do local dos fatos após o acidente, presenciou todo o acontecimento, inclusive acionou o serviço de emergência para resgatar a vítima”.
Datena e a Band, em sua defesa, argumentaram que a reportagem que foi ao ar se baseou no relato de testemunhas, que informaram que o motorista tentou fugir, mas foi “coagido pelos populares”. A Justiça não aceitou essa linha de defesa, pois o apresentador afirma no vídeo que o motorista seria preso e entendeu que “a matéria contém evidente abuso do direito de expressão”. Os réus ainda podem recorrer da decisão.
Via Folha de S. Paulo.