A camisa do Vasco da Gama ficou refletida no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, neste domingo (07/04), para homenagear o centenário da Resposta Histórica. A ação do clube associativo projetou no monumento o uniforme do Gigante da Colina entre 19h30 e 20h30 (horário local).
A arte da camisa do Cruzmaltino foi criada por Vinicius Guimarães e o selo por Erik Santos e Rafael Silva.
A homenagem no Cristo Redendor lembra que, há 100 anos, o Vasco redigiu uma carta abrindo mão de participar de uma liga que queria excluir jogadores negros e pobres. Esse ato ficou conhecido como “Resposta Histórica”.
Leia mais:
Vini Jr. agradece por apoio na luta contra o racismo no futebol
Presidente da FAF determina punição contra racismo no futebol amazonense
“Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo. O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais”, disse o presidente do Vasco, Pedrinho.
O dirigente afirmou também que a Resposta Histórica deve ser celebrada e afirmou que ela é o maior título da história do Vasco.
“Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade [pela Unesco] poderia mostrar a real importância do centenário desse marco”, finalizou Pedrinho.
*Com informações do ge