Um consórcio foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para reconstruir a ponte da BR-226, entre Tocantins e Maranhão, que desabou no último final de semana. A contratação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31/12). Duas empresas fazem parte do consórcio: Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas.
A dispensa de licitação de quase R$ 172 milhões prevê que a obra seja finalizada até o dia 22 de dezembro de 2025.
Não há indicação de quando a construção será iniciada, mas o documento indica que o projeto e a execução da obra ocorrerão em caráter emergencial. O valor total do contrato é de R$ 171.969.000,00.
Leia mais:
Queda de ponte entre TO e MA: Corpo de vereador é encontrado por mergulhadores
Vídeo mostra destroços e carros submersos no Rio Tocantins após queda de ponte
A ponte JK, entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou em 22 de dezembro. 11 pessoas tiveram as mortes confirmadas, sendo que 9 foram retiradas do rio, e outras seis continuam desaparecidas. Além destas vítimas, um homem foi resgatado com vida.
As buscas prosseguem no local. Porém, parte das operações acontecerão em horário reduzido a partir desta terça-feira (31). Segundo a Marinha do Brasil, a mudança ocorre por conta da abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito.
Segundo o Dnit, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda será investigada.
O momento em que a ponte colapsou foi gravado pelo vereador Elias Júnior. Veja o vídeo:
📌Vereador no TO gravava vídeo para alertar sobre ponte, quando estrutura começa a desabar pic.twitter.com/AE4dAAQeDt
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 22, 2024
Com informações de G1.