Em sessão hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Conselho de Ética da casa aprovou relatório que pediu a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como “Mamãe Falei” pelo nome do seu canal no YouTube. Arthur era pré-candidato ao governo de São Paulo, quando no mês passado teve áudios vazados em que afirmava, entre outros comentários machistas e sexistas, que “as mulheres ucranianas eram fáceis porque são pobres”.
Arthur viajou no final de fevereiro à Ucrânia, em tese para acompanhar a guerra no país invadido pela Rússia e a situação dos refugiados. Foi quando fez os comentários sobre mulheres ucranianas em grupo privado de WhatsApp, que foram depois vazados.
Leia mais:
Podemos anuncia desfiliação de deputado autor de falas sexistas sobre ucranianas
Líder do MBL surta ao defender deputado que falou frases machistas sobre ucranianas
Todos os nove parlamentares que compunham a comissão aprovaram o relatório que considerou que o deputado quebrou o decoro parlamentar ao fazer seus comentários.
Agora, a Mesa Diretora da Alesp deverá aprovar o processo para que ele siga tramitando e, em seguida, a punição deve ser votada pelo plenário da Assembleia, que tem a palavra final sobre a decisão. A cassação do mandato de Arthur do Val pode ocorrer por maioria simples na votação do plenário, 48 dos 94 votos.
A data da votação em plenário ainda não foi marcada.